domingo, 6 de julho de 2008

Aprendizagem por Projetos e Novas Tecnologias

Atualmente temos a predisposição de vivermos isolados em nossas casas, sem o contato físico com as outras pessoas, e na maioria da vezes, fazemos este contato através dos recursos tecnológicos dos quais dispomos: telefone, internet (msn, orkut, blog, e-mail e etc.); é obvio, que não devemos nos deixar levar por este “modismo”, todavia, devemos, sim, utilizar destes meios para simplificar a realização de nossas tarefas cotidianas. Assim também, devemos utilizar de todos os recursos tecnológicos que temos para propiciar aos nossos alunos uma educação que esteja em sintonia com a sua realidade, que seja motivadora, que respeite suas potencialidades, que seja cooperativa e que seja trabalhada por meio de projetos, onde a interação e a intervenção entre os membros do grupo seja algo primordial, contando sempre com um procedimento de avaliação, onde possa ser verificada possíveis falhas em todo o conjunto do processo ensino-aprendizagem.

Penso que a globalização e a informática (por meio da internet) trazem para a educação "questões não apenas técnicas e metodológicas mas epistemológicas, traz uma mudança no modo de pensar e de construir conhecimentos." Por isso devemos repensar o processo ensino-aprendizagem, repensando o próprio papel do professor que deve apropriar-se “criticamente” das novas tecnologias e da aprendizagem por meio de projetos, sendo esta realizada de forma cooperativa.

2 comentários:

Daniela Pimenta disse...

Olá Cristóvão Benígno,
Acredito que o êxito da aprendizagem por meio de projetos (através da aprendizagem cooperativa) requer alguns aspectos indispensáveis, tais como: entender que os alunos precisam aprender a interagir entre si mesmos; desenvolver habilidades de trabalho em grupo; respeito às diversidades e uma rede de comunicação (listas de discussão, blogs e etc.) onde se possa discutir idéias que após interações e posicionamentos serão aceitos como forma eficaz de construção do saber.Para que o saber seja construído é necessário que os alunos se comuniquem frequentemente, cooperando com o grupo através de posicionamentos; lembrando que não existe um aluno isolado, mas um grupo de alunos que se comunicam/interagem para proporcionar o sucesso de todos; e para que esta interação aconteça eficazmente podemos, hoje em dia, contar com inúmeros recursos, dentre os quais podemos citar aqueles que nos são disponibilizados pela Web 2.0.
Abraços.
Daniela Fabre

Fabio Bendia disse...

Oi Cristóvão Benígno,
Achei oportuno o seu texto sobre o uso da novas tecnologias sendo trabalhadas dentro de projetos pedagógicos, pois, hoje em dia, podemos contar com a Internet e suas mais variadas formas de utilização (web 2.0, salas de bate-papo, skype, orkut, blogs e etc.) várias possibilidades inovadoras nos são apresentadas, como os trabalhos cooperativos que através da ligação de computadores em rede permite que recursos computacionais, figuras, textos, sons e apresentações elaboradas pelos alunos possam ser compartilhados. Tal ligação permite a criação de textos coletivos, estímulos da idéia de solidariedade e a noção de que o conhecimento deve ser algo construído por todos de forma cooperativa, dentro de um projeto de aprendizagem/pedagógico que envolva todos os envolvidos no ambiente escolar.