sábado, 5 de julho de 2008

Novas tecnologias no ensino da matemática

As novas tecnologias encontram-se, hoje, profundamente implantadas no cotidiano da sociedade brasileira, no entanto a sua utilização no sistema de ensino é ainda insuficiente. Contudo, a sua implementação num panorama escolar, para os mais diversos fins é cada vez maior. Nesse sentido, torna-se necessário o planejamento de atividades que envolvam os recursos tecnológicos no ensino da matemática.
Assim, pensa-se que a nova era da tecnologia poderá ser utilizada no auxílio da criação de uma dinâmica motivadora no processo educativo, estando os participantes no processo de ensino aprendizagem melhor preparados para o uso das novas tecnologias na procura de informação, através do incremento das atividades de interação.
Desta forma, torna-se necessário a criação de um projeto, tendo como temática o desenvolvimento de atividades que priorizem o ensino da álgebra, aritmética e geometria, utilizando ferramentas da Web 2.0 e softwares matemáticos, visando tornar as aulas de matemática mais instigantes e investigativas, de modo a propiciar uma aprendizagem significativa e colaborativa.

4 comentários:

Fabiano disse...

Oi Dayselane!!! Concordo com sua visao sobre a necessidade de reformar o ensino para torná-lo mais interessante. Vc pode falar mais sobre softwares relacionados ao ensino da matemática? obrigado, Fabiano

Cristóvão Benígno disse...

Oi Dayse, realmente é preciso introduzir às novas tecnologias no processo educacional, e por falar em blogs percebemos que no mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta “febre” já contagia professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada e cooperativa.

Daniela Pimenta disse...

Olá Dayselane, baseada no seu texto penso que cabe a nós, professores, a tarefa de olhar com bons olhos para esta nova oportunidade que nos apresenta o "uso dos recursos tecnológicos na educação", porque o processo de construção do conhecimento não é só transmitir informações, na maioria das vezes já prontas em livros didáticos adotados pelas escolas, mas sim ensinar o aluno a buscá-la, modificá-la, discuti-la e baseado em sua realidade construir de forma sólida o seu conhecimento.
A tecnologia tem muito a nos oferecer para que possamos formar seres pensantes e críticos em nossos ambientes escolares.

Fabio Bendia disse...

Olá Dayse,

É realmente necessário trazermos para dentro das nossas escolas todos os recursos tecnológicos dos quais dipspomos para que nossas aulas tornen-se mais atraentes, motivadas e para que nossos alunos tenham uma experiência prazerosa na construção do seu saber.
Vários softwares educacionais ligados à matemática, podem desempenhar papel importante nesta tarefa.